Martha Bento Lima é psicóloga, escritora, psicanalista, mestre e doutora em Psicologia Social pela UERJ, pós-doutora em Psicologia Clínica pela UFF e pela Universidade de Lisboa - Portugal. Possui formação em música, como violonista, no clássico e no popular, e em Harmonia Funcional e Percepção Musical pelo CIGAM – Centro Ian Guest de Aperfeiçoamento Musical, tendo estudado também no Conservatório Brasileiro de Música no Rio de Janeiro. É facilitadora titular de Biodanza pela International Biocentric Foundation.
Durante mais de dez anos Martha Lima foi diretora do Espaço Bioarte – Centro Terapêutico de Integração Humana com sede na cidade de Petrópolis. Nesse espaço realizou várias atividades, como atendimentos psicológicos, aulas de Biodanza e de música, e oficinas literárias e terapêuticas. Martha Lima também participou na direção de cursos, aulas de psicologia (no Instituto de Psicologia da UERJ) e palestras tanto em seu espaço profissional como também em escolas, Universidades, e Centros Culturais e de Saúde Mental em Petrópolis, tendo sido convidada por várias instituições para a realização de palestras e atividades na promoção da saúde e cultura, visando a transformação da sociedade.
Possui três livros publicados: Estratégia Sensível - Composição Musical e Produção de Subjetividade com Jovens da Comunidade da Mangueira, Curitiba: Editora Appris, 2015, Tempo de Flores Ser - Poemas e Canções - Editora: NotaTerapia, Multifoco, 2017 e Clínica Compositora - Nas Asas da Música como Dimensão de Experiência Transformadora, Curitiba: CRV, 2021, este último recebeu a Indicação ao Prêmio CAPES de Melhor Tese de Psicologia em 2016 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ.
Atualmente, Martha Bento Lima é Pesquisadora Visitante da Universidade de Lisboa em Portugal, e vem desenvolvendo suas atividades neste país bem como no Brasil, em Itaipava, distrito de Petrópolis no Estado do Rio de Janeiro.